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Aos poucos, o brasileiro est√° seguindo uma tend√™ncia mundial. Seu principal meio de acesso √† internet j√° n√£o √© o computador, e sim o insepar√°vel smartphone. Essa mudan√ßa de comportamento leva as empresas a uma realidade que n√£o podem ignorar: desenvolver um aplicativo mobile √© extremamente importante para se conectar com o consumidor e melhorar a experi√™ncia. Mas ser√° que vale mesmo a pena investir em um aplicativo mobile? Neste post, n√≥s vamos mostrar que sim! E vamos fazer isso com argumentos e n√ļmeros que mostram como √© o comportamento do consumidor na era digital e de que formas esse recurso contribui para sua estrat√©gia de neg√≥cios. Confira!

Conheça as vantagens do desenvolvimento de aplicativos mobile

Quando se trata de acesso via mobile, o consumidor tem duas op√ß√Ķes: buscar o site da sua empresa no navegador ou interagir via aplicativo. Conhe√ßa algumas vantagens de desenvolver um app para esse contato:

Quantidade de pessoas que acessam serviços mobile

Imagine o resultado de incluir na sua estrat√©gia um recurso que est√° permanentemente nas m√£os do consumidor e que teve mais de 100% de crescimento em dois anos! Pois esse √© o caso dos smartphones. Segundo dados da √ļltima pesquisa referente ao tema, foi isso que aconteceu com o n√ļmero de brasileiros que acessam a internet apenas pelo celular. Segundo a pesquisa TIC Domic√≠lios, eles eram 20% em 2014. Em 2016, representavam 43%. Portanto, deixar de oferecer alternativas mobile eficientes √© ignorar os h√°bitos de navega√ß√£o de quase metade dos internautas brasileiros. Mesmo entre os internautas que usam o computador para se conectar √† rede, o acesso n√£o √© exclusivo por esse equipamento: 51% deles usam tanto PCs e notebooks quanto os celulares. Portanto, a empresa que n√£o aposta no aplicativo pode desperdi√ßar a chance de contato durante uma boa parte do dia.

Melhora na experiência do cliente

Hoje, muitas empresas se preocupam em ter sites responsivos, o que significa que eles se adaptam às telas de diferentes tamanhos. No entanto, por maior que seja esse esforço, eles dificilmente proporcionam uma experiência tão boa quanto a do aplicativo. Em primeiro lugar, o aplicativo é desenhado para o smartphone. Seus conceitos, comandos e menus seguem uma lógica própria, que torna a navegação mais simples e intuitiva. O aplicativo também traz comodidade. O consumidor pode comprar produtos, conferir ofertas, rastrear entregas, buscar atendimento ou fazer um check-in em seus breves intervalos de tempo. À medida que ele facilita a vida do usuário, ele aumenta o engajamento com a marca.

Maior alcance de bases de dados

Uma forma inquestion√°vel de aumentar suas vendas √© oferecer um produto compat√≠vel com as necessidades do cliente. O aplicativo √© uma excelente forma de conseguir essas informa√ß√Ķes. Um mobile app coleta as pistas que o consumidor deixou na rede, criando um perfil cada vez mais preciso sobre seus interesses. De certa forma, ele permite mapear o comportamento dos consumidores, ajudando a criar estrat√©gias de abordagem efetivas. Com dados como produtos de interesse, principais hor√°rios de busca e tipo de push que gera um maior n√ļmero de cliques, sua empresa alimenta seu CRM automaticamente. Seu marketing pode ser ajustado para criar a√ß√Ķes personalizadas, capazes de gerar engajamento e vendas.

Aproveitamento dos micro-momentos

Uma das principais tend√™ncias de marketing para os pr√≥ximos anos √© o aproveitamento dos micro-momentos. Em um mundo onde tudo √© instant√Ęneo, j√° se sabe que um √ļnico instante pode ser crucial para a tomada de decis√£o. Ao mesmo tempo em que o acesso √† internet cresce diariamente, estudos mostram uma queda de 9% no tempo gasto em cada visita. Por√©m, nesse mesmo per√≠odo, houve um aumento de 74% nas taxas de convers√£o. O que esses n√ļmeros revelam? A principal conclus√£o √© que o consumidor est√° mais r√°pido, que procura maior assertividade e age por impulso. Al√©m disso, a an√°lise de dados tamb√©m permite que ele receba ofertas personalizadas, que auxiliam nessa redu√ß√£o no tempo de decis√£o. Entre os recursos que contribuem para esse cen√°rio, est√£o os aplicativos. Eles possibilitam que as empresas aproveitem esses micro-momentos para abordar o cliente, oferecer o que ele deseja e concluir a negocia√ß√£o rapidamente, proporcionando uma experi√™ncia √°gil e objetiva ao usu√°rio.

Possibilidade de acesso offline

Embora hoje já exista planos que oferecem maior volume de dados a um preço acessível, essa ainda é uma preocupação dos internautas brasileiros. Eles se preocupam não só com o consumo, mas também com a velocidade, que é variável. Se o aplicativo da empresa oferece acesso offline, o problema está resolvido. Ao contrário do acesso ao site, ele não consume o pacote de dados, pelo menos para um conjunto definido de funcionalidades. Além disso, está sempre disponível.

Entenda a import√Ęncia do aplicativo mobile

Al√©m dessas vantagens, o aplicativo mobile representa algo ainda maior. O fato de um cliente fazer o download do app significa que a sua empresa n√£o √© apenas mais uma das que ele admira no mercado. Quando o consumidor baixa um aplicativo e dedica um espa√ßo do seu hardware para armazen√°-lo, a mensagem √© clara: ele est√° em busca de um relacionamento cont√≠nuo com a marca porque ela conquistou sua prefer√™ncia. Vamos comparar essa situa√ß√£o com um relacionamento real, entre pessoas. Quando o cliente n√£o baixa o aplicativo, ele continua com a op√ß√£o de acessar o seu site pelo navegador do smartphone. √Č como se ele "ficasse" com a sua empresa, mas sem qualquer tipo de compromisso s√©rio. J√° quando o cliente usa o aplicativo, o relacionamento passa a um novo patamar. Como j√° falamos, ele dedicou uma parte da mem√≥ria do hardware ao app. Ele sabe que provavelmente receber√° notifica√ß√Ķes push up e mesmo assim est√° dizendo: "essa empresa vale a pena. Eu quero conhecer suas oportunidades e ofertas.".

Canal de valor

Por isso, o aplicativo √© um canal de valor inestim√°vel. Ele √© √ļtil n√£o s√≥ para vender produtos, mas para criar uma legi√£o de f√£s para a marca. Sua presen√ßa no celular do cliente d√° a oportunidade de oferecer seus produtos sempre, e n√£o apenas quando o usu√°rio se interessar em acessar o site por meio do navegador. Em outras palavras, o aplicativo mobile √© o seu neg√≥cio no bolso do cliente, 24 horas por dia, sete dias por semana ‚ÄĒ uma oportunidade imperd√≠vel! Finalmente, o aplicativo mobile √© um recurso que as empresas n√£o podem ignorar. Ele tem uma ampla aceita√ß√£o pelo p√ļblico, √© um aliado permanente para estrat√©gias de marketing e oferece um diferencial competitivo para empresas de todos os setores. Entendeu qual √© a import√Ęncia de um aplicativo mobile para seu neg√≥cio? Quer descobrir de que outras formas a transforma√ß√£o digital est√° impactando o mercado? Ent√£o continue no blog e confira o post!


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