Após décadas de contato com filmes de ficção científica, em que humanos e máquinas interagiam, finalmente chegamos ao período de ascensão da inteligência artificial. Dado esse contexto, o uso de robôs no setor corporativo tem se tornado cada vez mais comum, o que nos leva à necessidade de oferecer um atendimento humanizado usando chatbots.

Para evitar a insatisfação de consumidores com empresas que oferecem atendimento por meio de tecnologia, muitas práticas e estratégias têm sido implementadas para otimizar a qualidade dos processos, como o recolhimento de dados de contatos anteriores e o uso de machine learning, por exemplo.

Por isso, neste artigo mostraremos tudo o que você precisa saber para proporcionar um atendimento intuitivo, automático e, acima de tudo, humanizado aos seus clientes por meio do uso de chatbots. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

Aproveite os atendimentos realizados para colher dados

A premissa é simples: quanto maior o volume de dados sobre o perfil e o comportamento de seus clientes, mais preciso e ágil se torna o atendimento de seus chatbots, já que eles aprendem por meio de machine learning.

Ao criar um banco de dados baseado em todos os contatos já realizados anteriormente com os clientes, a efetividade da ferramenta se torna ainda maior.

Com esse tipo de recurso a seu favor, os chatbots podem não apenas proporcionar um atendimento humanizado, como também oferecer soluções rentáveis para o seu negócio e mais completas para os consumidores.

O fato é que, a partir do banco de dados, o robô tem a capacidade de identificar padrões de consumo e tomar decisões estratégicas. Por exemplo, durante um atendimento de suporte, o chatbot pode oferecer uma nova opção de compra ao cliente.

É nesse aspecto que os chatbots conseguem se destacar em relação ao atendimento feito por humanos. Devido à sua capacidade de acesso e processamento de informações do banco de dados, eles são capazes de agilizar o processo de comunicação e surpreender o consumidor com soluções que suprem suas reais necessidades naquele momento.

Utilize uma ferramenta moderna e de qualidade

Atendimento humanizado usando chatbots é algo que só pode funcionar corretamente quando a empresa conta com uma ferramenta moderna, completa e de qualidade em seus processos. O desempenho do robô dependerá quase que exclusivamente do sistema em que ele está implementado.

Portanto, a diferença entre um chatbot que demonstra pouco conhecimento do que fala e um atendimento especial e humanizado está ligada à plataforma que a empresa utiliza. Por isso, priorize a qualidade — em vez de preço — na hora de escolher uma ferramenta para oferecer atendimento via chatbots em seus canais de comunicação.

Lembre-se de que, ao aderir aos chatbots no seu negócio, indiretamente ocorrerá uma redução de custos, pois é possível obter uma economia considerável ao diminuir o tamanho da equipe de atendimento ao consumidor.

Além disso, os colaboradores poderão focar suas habilidades de comunicação e negociação apenas na solução de problemas realmente complexos, que ainda não podem ser compreendidos pelas máquinas.

Saiba aproveitar tecnologias de machine learning

Machine learning (aprendizado de máquina, em português) é uma tecnologia que tem sido utilizada como a base dos conceitos de inteligência artificial, uma vez que tem o papel de ser a capacidade “intelectual” do robô para aprender por meio das experiências obtidas e, dessa forma, otimizar suas habilidades.

Ou seja, é por meio do machine learning que se torna possível oferecer um atendimento humanizado usando chatbots na empresa. O serviço se torna ainda mais eficiente, pois as respostas dos robôs são consideravelmente mais precisas, já que utilizam todo o conhecimento armazenado no banco de dados, como já foi citado.

Com base em análises realizadas por algoritmos de machine learning, os chatbots se tornam capazes de identificar padrões comportamentais e melhorar a sua interação, ainda que não tenham sido programados para encontrar algo específico.

Ofereça outros meios de atendimento para questões complexas

Os chatbots são ferramentas com grande potencial para melhorar diversos aspectos pertinentes à comunicação entre o cliente e a empresa. No entanto, é preciso ter em mente que não será em todas as situações que um robô terá capacidade para oferecer o atendimento de que o consumidor realmente necessita.

Existem ocorrências que exigem características com as quais a máquina ainda não pode contar, como a capacidade de analisar uma situação pelo ponto de vista humano, utilizando o bom senso para pautar as decisões.

A ideia consiste, basicamente, em utilizar os chatbots para os atendimentos de nível inicial, sempre evidenciando para o cliente que ele tem a possibilidade de contar com um atendente humano no momento em que achar necessário.

Desse modo, os robôs podem se responsabilizar pela solução de dúvidas básicas e cotidianas, como:

  • informações sobre frete;
  • emissão de segunda via de boletos;
  • disponibilidade de cores e modelos de produtos específicos.

Enquanto isso, os atendentes humanos podem se encarregar de situações mais complexas, dedicando-se integralmente a oferecer um atendimento de alto padrão de qualidade e, é claro, garantindo a satisfação do consumidor.

Tenha um sistema de feebacks sobre os chatbots

Para finalizarmos este artigo, é importante salientar o fato de que uma das melhores práticas para garantir um atendimento humanizado usando chatbots é por meio da implementação de um sistema de feedbacks.

Os feedbacks são como métricas de desempenho muito eficientes na obtenção de dados a respeito da performance de seus robôs de atendimento. O que queremos dizer é que, por meio do feedback, é possível saber se os processos estão correndo como o esperado e se os clientes estão ficando satisfeitos com os serviços que têm recebido.

Para isso, considere oferecer um questionário com perguntas básicas e diretas aos seus clientes no fim de cada atendimento. Feito isso, você terá uma vasta quantidade de material para analisar e pontuar os aspectos que estão funcionando e os que precisam ser melhorados.

Como você pôde conferir neste conteúdo, apesar da presença cada mais frequente das máquinas no setor corporativo, é imprescindível proporcionar um atendimento humanizado ao utilizar chatbots.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como oferecer um atendimento humanizado usando chatbots? Quer saber como podemos ajudar? Então, entre em contato conosco para saber mais!