Transformação Ágil Corporativa
Loading...

5 SOLUÇÕES DE TI EM QUE TODA EMPRESA DEVE INVESTIR

Há tempos que o setor de TI deixou de ser formado apenas pelo pessoal responsável pelos recursos de informática das empresas. Hoje, tanto as soluções de TI quanto os profissionais que lidam com seus expedientes são vistos como ativos valiosos dentro das organizações. Com os avanços contínuos da tecnologia e a maior dependência das empresas em relação a ela, é impossível dissociar o papel estratégico da TI de uma atuação empresarial moderna e alinhada aos hábitos e demandas do consumidor, ou seja, a Tecnologia da Informação se tornou um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte, ramo ou outra variável. Nesse contexto de grande relevância da TI nas empresas, o surgimento de novos recursos, equipamentos, metodologias e soluções é constante, de modo que o desafio agora é definir em quais deles vale mais a pena investir. Por isso, pensando em ajudar, neste post vamos elencar 5 soluções de TI em que toda empresa deve investir para alcançar o sucesso, além de mostrar por que vale a pena apostar nessas soluções. Acompanhe!

CONFIRA SOLUÇÕES DE TI ESSENCIAIS PARA SUA EMPRESA

1. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

O que há alguns anos parecia distante, hoje já faz parte da realidade das empresas. A Inteligência Artificial vem se tornando uma tecnologia cada dia mais presente nas atividades empresariais, auxiliando em tarefas como atendimento ao cliente, produção, vendas e marketing.

Soluções como o Machine Learning se popularizaram como uma alternativa eficiente e inovadora para a resolução rápida de problemas internos e aprimoramento da relação e das interações com os clientes.

A título de exemplo, os chatbots (robôs de atendimento) e os shopbots (robôs de vendas) dotados de inteligência artificial são capazes de melhorar seu funcionamento a cada nova interação com o consumidor, aumentando a satisfação dos usuários e revertendo-a em lucros.

2. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A era digital chegou às empresas, não há como negar. A substituição de processos manuais por alternativas virtualizadas, utilização de softwares e soluções mobile são alguns exemplos que comprovam isso.

A transformação digital é o caminho mais promissor para manter a empresa atrativa e alinhada aos novos modelos de consumo e cultura dos consumidores. No entanto, promover essas mudanças na estrutura do negócio requer um pensamento estratégico, definindo quando e como a transformação digital ocorrerá.

Por exemplo, a Ventron desenvolve o chamado design thinking com o cliente, para que este entenda o que é preciso fazer para implementar a transformação digital na empresa, tanto em relação à infraestrutura quanto ao desenvolvimento de softwares e serviços.

É uma espécie de consultoria para entender as metodologias e os componentes tecnológicos necessários para garantir o máximo aproveitamento dessa transformação.

3. MOBILE E INTERNET OF THINGS (IOT)

Mobilidade e conectividade são conceitos em plena expansão. A popularização do mercado mobile e a massiva utilização de dispositivos com essa característica têm acentuado a necessidade de as empresas investirem em soluções, produtos e serviços voltados a atender à demanda por uma maior conectividade. Seguindo pelo mesmo caminho, a Internet of Things também é um caminho promissor a se investir. A noção de conectividade, com a IoT, é elevada a outro patamar. A conexão de praticamente todo tipo de dispositivo à internet aumenta significativamente o controle das empresas sobre suas atividades. Milhares de máquinas e ferramentas empregadas nas rotinas das empresas se integram e enviam diversas informações a um repositório central, no qual é possível identificar falhas e riscos e acompanhar o desempenho, tudo de maneira remota e centralizada.

4. CLOUD COMPUTING

Cada vez mais as empresas têm optado por utilizar recursos, produtos e serviços na nuvem. As vantagens dessa atualização são inúmeras, desde a possibilidade de adotar ferramentas mais modernas, robustas e que antes eram limitadas às grandes organizações, até a redução de custos, visto que não é necessário ter toda uma infraestrutura de hardware e espaço físico para rodar as aplicações.

Há alguns anos a cloud computing vem se afirmando como tendência forte nas empresas e, conforme o tempo passa, mais nítido isso fica.

É frequente o surgimento de novas soluções que operam com base nessa tecnologia, permitindo a empresas de todos os portes otimizar a gestão da informação, automatizar e integrar diferentes setores, e aumentar a segurança na manipulação de dados sensíveis — como as informações de clientes e transações.

Com o apoio da computação em nuvem, ferramentas como ERP, CRM, Service Desk e muitas outras ganharam uma nova roupagem, muito mais eficiente e acessível.

O diferencial da cloud computing para essas ferramentas é a centralização e interligação das informações, permitindo que usuários e colaboradores das empresas possam acessá-las de forma rápida e estratégica e, assim, tirar o máximo proveito delas. Nesse aspecto, a Ventron também pode auxiliar, tornando as ferramentas ainda mais completas e adaptadas ao seu negócio.

5. BIG DATA

No mundo moderno em que vivemos, cada dia mais conectado, a informação se tornou um ativo valioso dentro das empresas. Atualmente, o número de atividades que são desenvolvidas com o auxílio de algum dispositivo conectado à internet é enorme.

Assim, milhares e milhares de gigabytes de dados e informações são gerados diariamente em interações, compras e pesquisas em todas as partes do mundo. Todo esse universo de dados é o que chamamos de Big Data.

Investir em Big Data é, de longe, uma das decisões mais acertadas em uma empresa. O potencial desse conceito para fornecer insights e direcionamentos para o aprimoramento da atuação de um negócio é gigantesco.

Com o auxílio das ferramentas certas, é possível buscar, selecionar e organizar as informações mais úteis para a empresa e, a partir delas, otimizar campanhas de marketing, adaptar produtos e serviços com base nos hábitos do consumidor, identificar o perfil do público-alvo da empresa e muito mais.

DESCUBRA POR QUE VALE A PENA INVESTIR NESSAS SOLUÇÕES

A grande vantagem de investir nessas e outras soluções de TI na sua empresa está relacionada com o potencial de otimização que cada uma delas representa. Como se sabe, a tecnologia tem um forte apelo pela melhoria dos processos, tornando-os não só mais ágeis e eficientes, mas menos custosos e complexos.

O fluxo da inovação segue por um único caminho, e ele leva as empresas a se apoiarem cada vez mais nas soluções tecnológicas. Não é difícil constatar isso, pois, como já citamos, conceitos como cloud computing, transformação digital e inteligência artificial já estão incorporados às atividades das grandes empresas. Em pouco tempo, essa será a realidade de todas elas.

Portanto, investir em soluções de TI é, de certo modo, colocar a sua empresa em pé de igualdade com o mercado, inovando em questões estratégicas e que, comprovadamente, têm um potencial de trazer uma série de vantagens.

Não importa qual é a demanda, se é marketing, vendas, atendimento ou operacional, a tecnologia está a favor dos negócios. A Ventron está totalmente à disposição da sua empresa, fornecendo as melhores soluções e toda a expertise para garantir o máximo rendimento delas. Agora é com você!

Gostou deste post? Quer trazer todas as vantagens, diferenciais da tecnologia e soluções de TI para dentro da sua empresa? Podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco hoje mesmo!


Previous Post Next Post